A magia do audiovisual toma conta da cidade a partir desta quinta-feira (27) com o início do 9º Festival de Cinema de Muriaé, promovido pela Fundarte em parceria com a Prefeitura de Muriaé e o Governo Federal, por meio da Lei Aldir Blanc. A programação segue até sábado (29), com atividades gratuitas e abertas ao público no Teatro Municipal Belmira Vilas Boas e na Cinemateca do Centro Cultural Grande Hotel.
Oficina sobre produção cinematográfica no interior
Abrindo a programação da tarde, às 16h do dia 27, acontece a oficina “Desafios e Potencialidades de Fazer Cinema no Interior”, ministrada pela cineasta Rafaella Lima. A atividade será realizada na Cinemateca do Grande Hotel e tem como proposta refletir sobre os caminhos e possibilidades da produção audiovisual fora dos grandes centros.
Abertura oficial e exibição do longa Ary
Ainda na quinta-feira, às 19h, o público poderá conferir a abertura oficial do festival seguida da exibição do longa-metragem “Ary”, dirigido por André Weller, que retrata a história do icônico compositor Ary Barroso nascido em Ubá, 7 de novembro de 1903 falecendo no Rio de Janeiro em 9 de fevereiro de 1964) Ary foi um renomado compositor brasileiro de música popular com destaque para o clássico Aquarela do Brasil. A sessão marca o lançamento oficial do filme em Muriaé.
Mostras de curtas e lançamento de livro
Na sexta-feira (28), às 19h, acontece a tradicional Mostra de Curtas, reunindo produções regionais e nacionais selecionadas especialmente para esta edição. Logo após, será realizado o lançamento do livro “Aventuras Infinitas”, do escritor João Carvalho.
Encerramento com premiação
O festival se encerra no sábado (29) com mais uma Mostra de Curtas, às 19h, seguida da cerimônia de premiação, que será realizada de forma híbrida — presencial e online.
Com produção de Euler Luz e Fernanda de Paula e realização da Prefeitura de Muriaé • Fundarte • Governo de Minas • Ministério da Cultura • Governo Federal – “Governo do Brasil - Do lado do povo brasileiro”