Prefeitura e Fundarte em Ação! Destino: Pirapanema


Nesta quinta-feira, dia 14, a Prefeitura de Muriaé, através do Departamento de Turismo e Cultura da Fundarte, fez uma visita técnica a Pirapanema, distrito da cidade.

Ainda na estrada que sobe a serra, a equipe, representada por Fernando Paixão e Wania Muahad, notou que as duas pistas de pouso de voo livre estão sem condições adequadas, necessitando de uma intervenção na estrutura.

Chegando em Pirapanema, o primeiro encontro foi com Alexandre Baesso, proprietário da Fazenda da Serra, sendo ele o responsável pelo paisagismo da entrada do distrito, que conta com muito verde e uma réplica da imagem do Cristo Redentor, encantando quem por ali passa.

 

 

 

Em seguida, a equipe subiu até a Pousada Recanto da Embaúba para uma conversa com o Sr. Jader Pedrosa e sua filha, Andrea, sobre a atual realidade de Pirapanema.

Sr. Jader é uma espécie de “embaixador” do distrito, sendo um dos primeiros a estimular o turismo e o voo livre no local. Com sua experiência, informou sobre o funcionamento da Associação de Futebol e ressaltou a urgente necessidade de instalação de quebra-molas.

 

 

Saindo da pousada, a equipe parou para apreciar e pedir a benção na Igreja Católica, cuja padroeira é a Nossa Senhora da Conceição. A construção fica no alto de Pirapanema e é um ponto importante na paisagem.

 

 

Caminhando pela rua que corta a cidade, os representantes da Fundarte foram analisando as reformas das casas que sempre recebiam pintura para a Gastronomia da Serra, evento anual que há anos movimentava a economia criativa da comunidade.

A servidora municipal Vanderlanea, “Vandinha”, abriu as portas do imóvel que foi inaugurado em 2016 para ser o Centro Cultural de Pirapanema, que encontra-se hoje fechado. Com a intenção de retomar o seu funcionamento, o Departamento de Turismo foi avaliar o estado físico do espaço e foi percebida a necessidade de reformas.

 

 

 

Em uma pausa na Mercearia Pirapanema, Fatinha, a dona deste que é o principal comércio do distrito colocou os assuntos da comunidade em dia, conversando sobre o momento que estão vivendo.

 

 

Logo após, a equipe encontrou os parceiros Rogério, último presidente do Conselho Comunitário, e Tadeu, aproveitando a oportunidade para se informar sobre a situação do Conselho e iniciar um planejamento de ação de infraestrutura e cultura no distrito.

 

Em visita ao restaurante Alto da Serra, ponto turístico e gastronômico de Pirapanema, o novo proprietário Luiz Fernando apresentou o funcionamento da casa, que agora abre de segunda a segunda-feira para almoço, com cardápio variado, bom atendimento e aquele visual impactante de nossa cidade.

 

 

Deslumbrados com a vista, a equipe seguiu em frente, para o Bar do Marcelo, presidente da Associação de Futebol, onde foi avaliada a situação do campo e suas instalações.

Todas as considerações serão colocadas em pauta para retomar o incentivo à cultura e ao turismo na nossa região. O destino é Pirapanema e o encantamento é natural!