Prefeitura e Fundarte em ação! Destino: Belisário


A Prefeitura de Muriaé, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Departamento de Turismo da Fundarte, estiveram nesta quinta-feira, dia 21/01, em Belisário para visita técnica.

Os representantes da Fundação, Wania Muahad e Bruno Bastos, junto com o assessor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Leandro Latini, se reuniram com Cleber Paradela, do GAB (Grupo de Artesãos de Belisário) e Silvan Vital, responsável pelo receptivo da região. A pauta do encontro foi idealizar formas de aumentar a demanda do turismo e fomentar a economia criativa da comunidade.

 

O território fica na região da Serra do Brigadeiro e foi instituído como Patrimônio Hídrico de Muriaé, possuindo diversas belezas naturais e cultura local, rica na gastronomia e no artesanato.

A Fundarte visitou, junto com Sinval Vital, a Cachoeira de Belisário, e identificou que precisa facilitar o acesso entre a estrada e o local, através de corrimão de madeira, ponte, além de sinalização.

Logo depois, foram para a Cachoeira do Naor, que já esta adequada para receber os turistas, sendo necessária uma melhoria na estrada, sinalização e colocação de lixeiras. Também está sendo avaliada a possibilidade de instalação de bancos de madeira para conforto dos visitantes.

Na saída da cachoeira, fica a Vila dos Franciscanos de Santa Maria dos Anjos, um local charmoso e aconchegante, onde está situada uma igreja, uma fonte com água de mina e um pequeno poço com carpas.

Quem for em Belisário também terá a oportunidade de fazer um passeio ao redor do Pico Itajuru e contemplar suas belezas naturais.

Um dos principais pontos gastronômicos do distrito é o Restaurante Fundo de Quintal, onde a equipe se reuniu para as imagens abaixo. Em local aconchegante e aberto, o cliente pode se servir à vontade com a comida feita no fogão a lenha, e ainda degustar gratuitamente os doces caseiros que são feitos e vendidos pela Dona Conceição, proprietária. Tudo cultivado com muito carinho no próprio local.

Ficou prevista uma reunião, assim que sairmos dos dias de pandemia, com representantes da comunidade que contribuirão com sugestões à Fundarte e à Secretaria de Desenvolvimento Econômico para que se inicie uma plano de ação com todos os setores envolvidos para tornar Belisário em destino turístico.