Da literatura à música, passando por teatro, cinema, televisão, rádio e jornalismo, Nelson Motta traz na bagagem histórias que encheriam muitos volumes de uma enciclopédia sobre a cultura brasileira. Na próxima quinta-feira (05/08), às 19 horas, ele estará virtualmente em Muriaé para uma conversa com o jornalista e escritor Mauro Ventura. Juntos, eles farão uma deliciosa viagem pelo Brasil das últimas décadas, tendo como passaporte a literatura.
NELSON MOTTA
Ele se descreve como um falso carioca por ter nascido em São Paulo (em 29 de outubro de 1944) e se mudado para o Rio de Janeiro com apenas 6 anos. Nelson Cândido Motta Filho é compositor, escritor, jornalista, palestrante, letrista e produtor musical. Sua biografia é um trânsito intenso entre muitas e constantes realizações no jornalismo, na literatura, na música, no cinema, na TV e na internet. Foi colunista de vários jornais e escreve para a Folha de São Paulo semanalmente, além de colaborar com diversas revistas. Trabalhou como diretor-artístico da gravadora Warner Music, produtor da Polygram e produziu discos e dirigiu shows de artistas como Elis Regina, Djavan, Elba Ramalho, Marisa Monte, Sandra de Sá e Daniela Mercury. Nelson Motta é autor de mais de 300 músicas e tem entre seus vários parceiros Lulu Santos, Rita Lee, Erasmo Carlos, Guilherme Arantes e Dori Caymmi. Escreveu os best-sellers “Noites Tropicais” e “Vale Tudo, o Som e Fúria de Tim Maia”, que juntos venderam mais de 300 mil cópias.
MAURO VENTURA
Com mais de 35 anos de jornalismo, o carioca Mauro Ventura não só traz as letras no seu DNA (ele é filho do jornalista e escritor Zunir Ventura) como também fez delas a sua estrada de vida. Desde 1985 atuou como repórter, repórter especial, editor e colunista em renomados veículos da imprensa brasileira, a exemplo da revista Isto É e dos periódicos Jornal do Brasil e O GLOBO. Neste último assina desde 2007 a coluna “Dois Cafés e a Conta”. A sua reportagem “Tribunal do Tráfico” venceu os reconhecidos prêmios Esso e Embratel de jornalismo. Na literatura, Mauro Ventura recebeu um dos prêmios mais tradicionais do Brasil, o Jabuti, o mais tradicional do país, pelo livro “O espetáculo mais triste da terra – o incêndio do Gran Circo Norte-Americano”. Na abertura do primeiro encontro do Grandes Escritores 2021, realizado virtualmente em São João Nepomuceno em 1º de julho, ele teve um encontro especial com um dos maiores nomes do jornalismo e da literatura no Brasil, alguém que o inspira desde que nasceu: o seu pai Zuenir Ventura.
OFICINAS DE LITERATURA
O Grandes Escritores mantém na programação de 2021 uma iniciativa que deu super certo em outras edições. As Oficinas de Literatura, ministrada pela arte-educadora Débora Sant’Anna Del Giúdice, têm a perspectiva de formação de novos leitores, novos escritores e também novos contadores de histórias. A primeira delas, a de Contadores de Histórias, foi realizada no dia 13/07 com grande participação.
Professora de Artes da rede estadual de Minas e da FDV – Faculdade de Viçosa, Débora ministrará na próxima terça-feira (3/8), às 18h30min, a Oficina de Escrita Criativa e Tecnologia. Aberta ao público, ela tem como principal objetivo ensinar técnicas que possibilitem desenvolver a habilidade da escrita, ainda que os participantes não tenham pretensões literárias. As inscrições podem ser feitas gratuitamente no site https://grandesescritores.com.br/
ENCONTROS ONLINE
A segunda oficina literária e o encontro imperdível entre Nelson Motta e Mauro Ventura podem ser acompanhados online pelos nossos canais no Instagram (@pgescritores) e no Youtube:
https://www.youtube.com/c/ProjetoGrandesEscritores
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
JULHO:
- Encontro 1 (01/07): Zuenir Ventura & Mauro Ventura em São João Nepomuceno.
- Encontro 1 (06/07): Encontro 01 Academias de Letras – Leopoldina, Viçosa e Triângulo Mineiro (sediada em Uberaba).
- Encontro 2 (08/07): Martha Medeiros & Leila Ferreira em Ubá.
- Oficina 1 (13/07) de Literatura (Oficina de Contadores de Histórias).
- Encontro 3 (15/07): José Santos & Selma Maria em Cataguases.
- Encontro 4 (22/07): Eliana Yunes em Juiz de Fora.
- Encontro 5 (29/07): Marina Colasanti & Ignácio de Loyola Brandão em Leopoldina.
AGOSTO:
- Oficina 2 (03/08) de Literatura (Oficina de Escrita Criativa e Tecnologia).
- Encontro 6 (05/08): Nelson Motta & Mauro Ventura em Muriaé.
- Oficina 3 (10/08) de Literatura (Oficina de Leitura no Ambiente Virtual).
- Encontro 7 (12/08): Carlos Herculano, Luiz Ruffato & Luiz Humberto França em Manhuaçu.
- Encontro 2 (17/08): Encontro 02 Academias de Letras – Araxá, Divinópolis e Muriaé
- Encontro 8 (19/08): Tony Bellotto & Raphael Montes em Viçosa.
PÚBLICO
Nesta edição o público direto serão coordenadores, professores e alunos das escolas da rede pública estadual e municipal de ensino e também instituições públicas e privadas de ensino médio e superior. Indiretamente, artistas locais, bibliotecários, profissionais da área de letras, pessoas interessadas e aquelas que apresentam o gosto por ler e pela literatura. Apesar de ter um tom intelectual, as ações são preparadas para atingir as mais diversas camadas sociais e formações.
SERVIÇO
Grandes Escritores Brasileiros ano XVI
Através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais de 17/06/2021 a 12/08/2021 de 2021 virtualmente nas cidades de: Cataguases, Juiz de Fora, Leopoldina, Manhuaçu, Muriaé, São João Nepomuceno, Ubá e Viçosa.
Plataformas: YouTube e Instagram
Patrocínio Master: Energisa.
Patrocínio: Paropas e Produtos Viçosa.
Apoio: Cidades participantes e TV Integração.
Realização: Amar Cultura e Arte, APPA Arte e Cultura e Governo de Minas Gerais.
Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas em nosso site: https://grandesescritores.com.br/