LANÇADO MEMORIAL DA ‘MAIOR VIOLA CAIPIRA DO MUNDO’


A Associação Cultural da Maior Viola Caipira do Mundo acaba de inaugurar, oficialmente, um ‘Memorial’ para contar a história da construção, do projeto “Uma coisa puxa a outra” que culminou na construção do monumento no distrito de Boa Família – Muriaé. O local tem cerca de 2.500 habitantes e a escultura vem se tornando um marco naquela região. A viola foi feita em aço carbono, medindo 6 metros de altura, 2,10m de largura, 0,60 cm de espessura e pesa cerca de 500 Kg.

Na ultima quinta-feira, 27 de maio, foi realizada a inauguração do Memorial da ‘Maior Viola Caipira do Mundo’. A radialista, Giani Carla, autora do projeto cultural pretende levar o distrito a ser um grande ponto turístico.

A solenidade contou com a presença da diretora da Fundarte, Gilca Napier, a secretária de Desenvolvimento Social, Eveline Amaral (representando o prefeito José Braz), a vereadora, líder do Governo na Câmara, Miriam Facchini e o produtor de eventos, Marco Aurélio Machado.

“O objetivo deste memorial é preservar a história e contar às gerações futuras como foi construído, qual o objetivo e, ainda, manter viva a história de nossa gente”, disse a diretora da Fundarte, Gilca Napier.

Para a idealizadora do projeto, preservar a história e ainda mostrar a importância do distrito de Boa Família é mais do que construir uma história, é manter viva a chama da Viola Caipira na região. “Tudo vai sendo construído aos poucos e, este é mais um pouco da história que começou em 19 de julho de 2019, quando inauguramos o monumento construído por Magno Zem”, disse ela, lembrando que as pessoas que desejarem visitar o espaço poderão ir ao local ou agendar na própria Fundarte.

Memorial

Execução do projeto: Giani Carla Aguiar Braga, Magno Antônio Zen, Sérgio Luiz Braga Gonçalvez, Izinho Dornelas, Mauro Antônio de Souza, Márcio Geovane Ferreira, Carlos Macuco e Gilson Vieira da Silva.

Turismo em Boa Família e região

Boa Família está sendo amplamente preparada para o turismo com organização de jardins, placas de boas vindas, repaginação das residências e o projeto de se estabelecer, no distrito, eventos gastronômicos. Na oportunidade, a equipe fez uma caminhada pela localidade para conhecer a rota “Caminhos por Boa Família”.

A Fundarte esta envolvida com o desenvolvimento do projeto turístico do município e busca atrair grande visitação para distritos e patrimônios ambientais. “Estamos incentivando o turismo e alavancando novas perspectivas para mostrar nosso município para o Brasil. Uma destas iniciativas, vem junto com o ‘Memorial’ deste grande monumento conhecido como ‘Maior Viola Caipira do Mundo’. Ficamos felizes por esta escultura haver sido tema do programa da TV Integração: ‘Tô Indo’. Agradecemos os esforços da idealizadora da escultura. Ela tem feito o nome de nossa região circular pelo Brasil”, concluiu a diretora da Fundarte, Gilca Napier.