FOI INCIADO O PROCESSO PARA A REVALIDAÇÃO DO REGISTRO DA CELEBRAÇÃO NA GRUTA DA PEDRA SANTA


 

FOI INCIADO O PROCESSO PARA A REVALIDAÇÃO DO REGISTRO DA CELEBRAÇÃO NA GRUTA DA PEDRA SANTA

O Departamento de Memória e Patrimônio Cultural iniciou a relatoria de reavaliação do Registro da “Celebração na Gruta da Pedra Santa” como bem imaterial do município.

A celebração da santa missa ocorre na Pedra Santa no quinto domingo do mês, quando há, tendo essa tradição se iniciado em 1903 pelo Vigário José Franco, da Paróquia Nossa Senhora da Glória de Itamuri. Ela se constitui como referência cultural para desde os habitantes do Patrimônio dos Carneiros, detentores do bem, até para a Diocese de Leopoldina.

O relatório de reavaliação que está sendo desenvolvido e compõe o Processo de Revalidação do Registro de bem cultural imaterial, e é previsto que se realize a cada uma década, conforme a Portaria nº 35/2022 do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico de Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG). Tento sido revalidado o seu registo, a Celebração na Gruta da Pedra Santa será novamente inscrita no Livro de Registro do município de Muriaé e continuará a receber as ações de salvaguarda implementadas pela Prefeitura de Muriaé e pela Fundação de Cultura e Artes de Muriaé