CONSELHO MUNICIPAL DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL (COMPAC) FAZ REUNIÃO NO PAÇO MUNICIPAL


 

 

Com a presença da Presidente do Conselho e Diretora Geral da Fundarte, Gilca Napier  e da Chefe do Departamento de Memória e Patrimônio Cultural, Márcia Bizo foi realizada reunião do COMPAC que aconteceu no Paço Municipal no dia 13 de outubro de 2021

Dentre as ações apresentadas foi lido o ofício de inclusão da vereadora Miriam Fachini no Conselho e a exposição para os membros do Conselho da placa comemorativa recebida pelo Teatro Belmira Villas Boas como bem material tombado na 7ª Edição do Prêmio Maria Bernadete Andrade Silva de Incentivo ao Patrimônio Cultural de Muriaé.

Na reunião também foi indicada as entrevistas dos grupos coletivos de cultura imaterial que já estão à disposição no site da fundarte: www.fundartemuriae.com.br, na rede social do [email protected] e no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCFbecAs0zqjgYxRnQQIci4w

 

Foram ainda apresentadas as reformas em curso, tais como:

Reforma do bem tombado Escola Estadual Desembargador Canedo.

Reforma do Teatro Municipal, Belmira Villas Boas e suas  poltronas

Informou-se aos membros o final da reforma do Centro de Artesanato Municipal que receberá o nome do artesão “Antonio Moreira” e está localizado no prédio tombado da antiga rodoviária de Muriaé e ainda a escada de acesso à Praça João Pinheiro. A inauguração já está marcada para o dia 08 de novembro.

Obra do calçamento no entorno do busto tombado do Dr. Antonio Canêdo.

Reforma do prédio do antigo Fórum, bem tombado, que será realizada pelo Governo do Estado de Minas Gerais.

O Departamento de Memória e Patrimônio Cultural  está fazendo um estudo para registro do Parque Municipal do Itajurú, segundo orientação do Secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira.

Relatar reunião do PAE, Plano de Ação Emergencial em 16 de setembro com as representantes da firma Cali Morais Projetos que presta serviço a CBA para um estudo técnico do patrimônio cultural protegido de Muriaé com fins de pontuação no ICMs cultural.

Prestação de contas do Fumpac com o Balanço dos dez primeiros meses deste ano

A reunião foi finalizada com a Leitura do parecer do Processo nº 014625/ 2.021 do pedido de demolição parcial do imóvel da Rua Paschoal Bernardino, 136 (Casa Guarino)  para apreciação dos conselheiros.