A ideia de criação da Biblioteca Municipal nasceu em 1940, através do então secretário e escritor Itagiba Catta Preta que contou com o apoio do então prefeito Geraldo Starling. Inicialmente funcionando no paço municipal, a biblioteca pública municipal foi inaugurada em 25 de maio de 1941 com a presença do ilustre escritor Malba Tahan.
A biblioteca funciona no 1º prédio público do município, construído em 1860 para abrigar a sede do poder público e posteriormente abrigar o tribunal do juri e a cadeia pública.
Em 1997, a biblioteca recebe como patrono Vivaldi Wenceslau Moreira.

Aos longo de seus 77 anos a Biblioteca passou por várias reformas, a última em 2005 ampliou o espaço para melhor atender aos usuários. A biblioteca na última década tornou-se referência na região sendo palco de vários projetos, inúmeros eventos e ações. Com um acervo diversificado e atraente recebe cerca de 400 pessoas por semana que vem em busca de informação, conhecimento e lazer seja através do empréstimo de livros, do estudo e da pesquisa ou de eventos que acontecem no espaço.

Maiores informações através das redes sociais, do site https://biblioteca-vivaldi-w-moreira9.webnode.com ou pelo telefone 32-372912121.