www.fundartemuriae.com.br

Conteúdo

Arquivo Histórico

Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

O Arquivo Histórico Municipal de Muriaé, uma subdivisão do Arquivo Público Municipal, foi criado pela Lei nº 1.332/88. Integra o Departamento de Informação Cultural/ DIC e está subordinado à Fundação de Cultura e Artes de Muriaé/FUNDARTE. Seu acervo foi tombado a nível municipal em 22 de julho de 1997, através do Decreto nº 1.559/97. O tombamento do acervo do Arquivo Histórico foi de suma importância, já que são documentos de guarda permanente, valiosos para elucidação dos fatos passados de nossa história. A documentação histórica do Arquivo corresponde aos cem primeiros anos de emancipação política e administrativa do município de Muriaé, abrangendo o período de 1855 a 1955.

Com a aprovação do projeto pelo Ministério da Cultura/MINC/Lei Rounet, foram captados recursos junto às empresas patrocinadoras Eletrobrás e Grupo Líder, que em parceria com a Prefeitura Municipal de Muriaé tornaram possível abrir novamente as portas do prédio do Paço Municipal para receber os cidadãos muriaeenses nos momentos de solenidades do município e pesquisas junto ao MEMORIAL MUNICIPAL onde atualmente funciona o ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL e o MUSEU MUNICIPAL.

Todo Arquivo tem por finalidade recolher e preservar a documentação de valor permanente acumulada pelo Governo. Os documentos são preservados como elementos de prova e de apoio ao planejamento, à administração, à cultura e à história. O acesso a eles tornar-se-á um direito de todos os cidadãos. Filtraram-se nele os documentos de relevância histórica e patrimonial permitindo que ele se torne um elemento de pesquisa e informação. 

Subordinado a FUNDARTE-Fundação de Cultura e Artes de Muriaé o Arquivo Histórico além de reunir a documentação referente à memória do poder público,  se torna órgão responsável pela execução e administração da política relativa ao patrimônio documental do Município, e por meio da organização, guarda e conserva os documentos acumulados pelo Poder Executivo, visando possibilitar o acesso rápido e seguro às informações de interesse da administração pública e do cidadão.

O Arquivo Histórico espera por você. Venha conhecer esse novo espaço cultural, no prédio do Paço Municipal (antiga Prefeitura), à Praça Cel. Pacheco de Medeiros, Centro, no horário das 7:30 hs às 11:30 hs e das 13:00 hs às 17:00 hs, telefone: (32) 3729-1255.


Visite a página do Memorial Municipal: www.fundartemuriae.com.br/conteudo/conteudo.php?id=14


FUNDARTE

HPMAIS