www.fundartemuriae.com.br

Conteúdo

Biblioteca Municipal Vivaldi Venceslaw Moreira

Rua Arthur Bernardes, 50 - Centro - (32)3729 1245

Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

A idéia de criação da biblioteca nasceu em 1940, através do então secretário e escritor Itagiba Catta Preta que contou com o apoio do então Prefeito Geraldo Starling.

Inicialmente funcionando no Paço Municipal, a Biblioteca Pública Municipal foi inaugurada em 25 de maio de 1941 com a presença do ilustre escritor Malba Tahan.

Em 1953, uma grande reforma foi feita no 1º prédio público do município que construído em 1860 para abrigar a sede do poder público e posteriormente
abrigara o Tribunal do Juri e a Cadeia Pública.
O então Prefeito, Dante Bruno, considerando o crescimento do acervo e do número crescente de pessoas que procuravam a biblioteca, reserva nas dependências do prédio um espaço mais adequado ao seu funcionamento.

Em 1969, na administração de João Braz, uma nova reforma no prédio fez
com que a biblioteca ganhasse novas salas e um novo mobiliário.

Em 1971, através da Lei nº526, foi re-inaugurada com um acervo maior e mais diversificado visando melhor atender aos usuários.

Durante a administração de Cristiano Canêdo, o então Secretário de Cultura e Educação Professor Luiz Gonzaga torna a biblioteca mais dinâmica incluindo eventos como: "Sextas Musicais, Hora do Conto e Mural Poético".

Em 1997, numa nova reforma, durante a administração do Prefeito Carlos Fernando, a biblioteca recebe como Patrono Vivaldi Wenceslau Moreira.

Em 2005, visando a criação e manutenção do hábito de ler a partir da mais tenra idade, a Superintendente da FUNDARTE, Gilca Napier cria o espaço infantil "Rodrigo Ássimos Soares" adaptado e com visual voltado para crianças.

Atualmente o espaço da biblioteca passa por uma grande reforma visando a
ampliação do espaço e uma modernização no atendimento. Ocupará todo o prédio, agora com setores para deficientes visuais, computadores para pesquisa e outras inovações. O término da obra está previsto para janeiro de 2011.

A biblioteca conta com cerca de 10 mil usuários e possui um acervo com 35 mil livros distribuídos pelas mais variadas áreas do conhecimento, e ainda com um acervo considerável de periódicos e obras em braille.

Vivaldi Wenceslau Moreira nasceu em 28 de setembro de 1912 em Tombos. Antes de iniciar na carreira juridica dedicou-se ao jornalismo, sendo reporter e redator de importantes publicações no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte. Transferiu-se definitivamente para Minas Gerais na década de 40 onde foi chefe do gabinete da Secretaria de Finanças. Em 1949 é nomeado auditor do TCEMG, onde ficou até 1982, quando aposentou-se após ter sido Conselheiro e Ocupado a Presidência de 1967 -70 e em 1980. Foi ainda Diretor da Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais. Em 1959, sagrou-se membro da Academia Mineira de Letras vindo a tornar-se presidente vitalício em 1975. Faleceu de morte natural em Velo Horizonte aos 88 anos, deixando 17 livros publicados.


CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O BLOG DA BIBLIOTECA

CIQUE AQUI E VEJA O PROJETO DE REFORMA DA BIBLIOTECA

EXPOSIÇÃO DE ESCULTURAS DE RODIN NA BIBLIOTECA

  • FACHADA DA BIBLIOTECA
  • ATIVIDADES DA BIBLIOTECA EM OUTROS LOCAIS
  • ATIVIDADES DA BIBLIOTECA EM OUTROS LOCAIS
  • ATIVIDADES DA BIBLIOTECA EM OUTROS LOCAIS

FUNDARTE

HPMAIS